Capital de Giro

4 dicas para você aumentar o seu capital de giro

Empresários que desejam dar início a grandes projetos, muitas vezes se deparam com vários desafios, principalmente de cunho financeiro. Dessa forma, é comum que procurem soluções práticas e eficientes para manter a empresa viva, como aumentar o capital de giro.

Contudo, na prática, aumentar capital de giro não é tão simples. Requer análise prévia dos gestores sobre a situação. Um único erro pode gerar compromissos inviáveis e dificultar a saída de , o que pode ser evitado com um bom planejamento financeiro.

Ficou interessado? Então, confira algumas dicas imperdíveis que separamos para você descobrir como aumentar o capital de giro na sua empresa de forma segura!

1. Atente para as previsões de pagamento

Um grave erro cometido por alguns gestores no momento de assumir dívidas é calcular a sua previsão de faturamento com base em pagamentos futuros. É importante lembrar que não há como prever, com exatidão, a quantidade de inadimplência dos clientes.

Desse modo, a empresa pode ficar sem capital de giro rapidamente por ter contraído uma dívida baseando-se em número imaginário de recursos. Para evitar esse tipo de cenário indesejável, o gestor deve calcular o seu capital com base nos serviços pagos e não naqueles pendentes.

2. Assegure a liquidez do seu capital de giro

A liquidez de um recurso pode ser definida como a sua facilidade de ser convertido em dinheiro. Dessa forma, o gestor deve atentar para a liquidez do seu capital de giro, pois ele é geralmente usado para compromissos imediatos e não pode estar preso em aplicações de longo prazo.

O empresário pode se utilizar de ferramentas como poupança ou investimentos com liquidez moderada, como o CDB, para evitar esse tipo de contratempo. Assim, além de manter a liquidez do seu capital de giro, o administrador também estará aumentando a sua rentabilidade e criando barreiras contra a inflação.

3. Solicite crédito com terceiros para aumentar capital de giro

Às vezes, mesmo tomando todas as precauções possíveis, uma empresa pode necessitar de crédito extra para aumentar o seu capital de giro. Nem sempre um significa falta de controle financeiro, podendo apontar um crescimento empresarial!

Para iniciar um grande projeto, por exemplo, a empresa precisa de boa quantidade de recursos. Dessa forma, o gestor deve analisar qual forma de crédito será a mais viável.

O crédito com garantia de imóvel pode ser uma boa solução, pois a sua taxa de juros está entre as menores do mercado, além de possuir longos prazos de pagamento, perfeitos para se encaixar na maioria dos planejamentos financeiros.

4. Crie um planejamento financeiro sólido

Traçar as suas rotas em um planejamento financeiro ajudará na sua no momento de gastar os recursos da empresa para manter o capital de giro em níveis ótimos.

É interessante que o administrador se utilize de ferramentas versáteis para ajudar em seu planejamento. Hoje, além das famosas planilhas eletrônicas, já existem aplicativos financeiros capazes de auxiliar o gestor nas suas contas, fornecendo relatórios de maneira simples e rápida.

Conheça alguns:

  • Guia Bolso;
  • Organize;
  • Minhas Economias.

Garantir crédito para a sua empresa pode ser uma tarefa difícil. Contudo, com um bom planejamento e a ajuda de consultores especializados, o gestor pode aumentar capital de giro em seu negócio de forma segura!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude os seus parceiros de negócio com estas dicas incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *