Empréstimo Garantia de Imóvel

Verdades e mentiras sobre o empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade ainda pouco utilizada no Brasil, mas que vem crescendo com força nos últimos anos. Trata-se de oferecer um bem imóvel para assegurar o pagamento de um empréstimo feito com um banco ou financeira.

Confira, a seguir, como funciona, quais são os benefícios e quais são as verdades e mentiras sobre essa opção.

Vale a pena contratar um empréstimo com garantia de imóvel?

Pode ser que você esteja se questionando agora se vale a pena alienar seu patrimônio em função de todas as incertezas que a tomada de um empréstimo pode gerar no seu orçamento. Porém, se você tem a intenção de mudar sua vida, seja montando um ou reorganizando suas finanças, deve sim considerar essa modalidade.

Existem diversas opções de empréstimos à sua disposição. Para escolher a que melhor se encaixe nas suas necessidades, leve em conta seu fluxo de caixa e sua capacidade de pagamento.

Se você está em um momento da vida que o orçamento anda justo, possui parcelas para pagar e não consegue juntar dinheiro, procurar uma empresa hipotecária e realizar o empréstimo com garantia de imóvel pode ser a melhor solução.

Quais os benefícios de contratar esse tipo de empréstimo?

Um dos principais benefícios dessa modalidade é a taxa de juros, que é a menor quando comparada às demais. Somada a um prazo maior de pagamento, você poderá equilibrar seu planejamento financeiro contando com um valor maior — que possibilita quitar débitos com juros mais altos, por exemplo.

Você poderá, inclusive, usar o crédito para realizar um projeto e transformar sua vida. o ponto essencial é que você não precisa ter uma finalidade específica para o dinheiro. Você poderá utilizá-lo de acordo com suas necessidades, e não somente para aquisição de imóveis ou reformas.

Quais são as verdades e mentiras sobre essa modalidade?

Existem muitas dúvidas em torno desse assunto. A seguir, vamos falar sobre algumas verdades e mentiras dos empréstimos com garantia de imóvel:

Verdades

1. Porém, contratar esse empréstimo é mais trabalhoso que algumas outras modalidades. Considere que quanto mais fácil a contratação do empréstimo, mais cara será sua taxa de juros.

2. É necessário comprovar renda para realizar a operação, mesmo que seja dado o imóvel em garantia. Independente do imóvel, o banco precisará avaliar sua capacidade de pagamento para que a operação ocorra conforme o esperado.

3. Não será possível utilizar o imóvel dado em garantia no empréstimo em uma segunda operação. Saiba que este imóvel poderá ser utilizado uma única vez para esse tipo de operação.

4. Só será possível conseguir um crédito de até 60% do valor do imóvel. Portanto a avaliação do bem é que fornecerá o valor final que poderá ser adquirido na contratação.

Mentiras

1. O banco tem interesse em tomar o imóvel dado em garantia. Para o banco, a intenção é realizar a operação e não receber o bem, uma vez que isso representa custos que o banco não deseja arcar, como ITBI, IPTU e condomínio, por exemplo. Em alguns casos, o banco propõe a renegociação da dívida e dos prazos para evitar a alienação.

2. Não é possível vender um imóvel dado em garantia. Existe sim essa possibilidade, porém o comprador deverá quitar, em primeiro lugar, a dívida do empréstimo junto ao banco, que dará baixa na alienação, e depois pagará o saldo devedor ao vendedor.

Depois de analisar todas as possibilidades e esclarecer suas dúvidas em relação ao empréstimo com garantia de imóvel, Conte conosco para organizar sua vida financeira e realizar seus projetos com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *